Confesso: há dias em que a fé na humanidade me escapa pelas mãos.
Ela se dissolve aos poucos, como algo frágil demais para resistir ao peso das notícias.
São histórias duras — filhos contra pais, pais contra filhos, amores que terminam em violência, lares que deveriam acolher, mas se tornam palco de dor. E, diante disso, uma pergunta silenciosa insiste em ecoar dentro de mim: até quando? Até quando seremos capazes de ferir com tanta facilidade aquilo que deveria ser sagrado?
Foi com esse pensamento, ainda atravessando minha mente, que saí de casa ontem pela manhã. Eram por volta das 6h15, e eu seguia para um compromisso religioso, talvez em busca de alguma resposta, ou quem sabe, de um pouco de paz.
Ao parar em um semáforo, vi a cena. Um homem caminhava com dificuldade, como quem já não governa o próprio corpo. Seus passos eram incertos, vacilantes… até que, sem resistência alguma, ele simplesmente se deitou no meio da via.
Não era preciso muito para prever o desfecho. Domingo, cedo. Horário ingrato. Gente voltando de festas, olhos pesados, reflexos lentos, atenção dispersa. A cidade ainda não havia acordado por completo — mas o perigo, esse nunca dorme.
Por um instante, senti aquele desconforto impotente. Aquele segundo em que a gente percebe o que pode acontecer… e teme não haver tempo. Mas houve.
Como um corte brusco no rumo do inevitável, um motoboy surgiu. Parou sua moto no meio da rua, atravessada, firme — como uma barreira entre a vida e o risco. Desceu com pressa, mas não com desespero. Havia propósito em seus movimentos. Ele segurou a mão do homem caído. Tentou erguê-lo. Não conseguiu.
Então fez o que poucos fariam. Sem hesitar, o tomou nos braços.
Naquele gesto, simples e gigante, havia algo que não se ensina — apenas se carrega dentro do peito. Ele retirou o homem dali, devolvendo-o à margem da vida, como quem recusa permitir que ela termine daquele jeito. E tudo voltou ao fluxo.
Os carros seguiram, o sinal mudou, a cidade continuou. Mas algo em mim já não era o mesmo.
Naquele instante, compreendi que, embora o mundo insista em nos mostrar o pior das pessoas, ele ainda guarda, silenciosamente, o melhor delas.
Porque enquanto alguns destroem laços de sangue, outros protegem a vida de quem nunca viram antes.
Enquanto há violência, também há coragem. Enquanto há descaso, ainda existe compaixão. E talvez a fé na humanidade não seja algo que se perde de uma vez…
Mas algo que precisa ser constantemente reencontrado — nos pequenos atos, nos gestos anônimos, nas atitudes que ninguém aplaude. Aquele homem de moto seguiu seu caminho. Mas, sem saber, deixou para trás mais do que um ato de bondade.
Deixou uma resposta.
Ainda existem pessoas de bom coração. E talvez o mundo não precise apenas de mais esperança… Mas de mais gente disposta a ser exatamente isso.
Uma Pessoas de Bom Coração….