A RELIGIÃO E A HIPOCRISIA
Para muitos leigos, a religião é a culpada por tudo de ruim que acontece na sociedade. Se meninas de dez anos aparecem grávidas, a culpa e da religião. Se há tantas mães solteiras por aí, a culpa é sempre da igreja... tudo é culpa da religião. Alguns até se gabão por não ter uma fé específica, por não seguir uma religião ou doutrina. Chegam até a dizer que Deus se esqueceu da humanidade, que ele quer mesmo é que o mundo em si, se “exploda”, será mesmo?
Outro dia eu estava em uma secretaria de uma repartição publica. Quando cheguei havia oito pessoas aguardando para serem atendidas, comigo somaram nove... uma só pessoa para nos atender. Detalhe, no extenso balcão de atendimento, havia cinco computadores, aparentemente todos funcionando perfeitamente. Eu, como bem sei o ritmo em que as coisas andam nas repartições públicas, me sentei para aguardar a minha vez de ser atendido, por que em pé, com certeza eu iria me cansar. Enquanto aguardava, eu tentava ler um livro. Tudo parecia ir bem, até quando três amigas entabularão um papo sobre religião.
- Meninas, vocês ficaram sabendo o que aconteceu ontem? A Juliette do 614, pegou a filhinha dela de dez anos, aos beijos com o menino de doze, na saída da escola.
- Não diga Marluci...
- Digo sim, Maria.
- E ela, fez o que?
- Ela quase matou a garota de pancada, só não bateu na cara, mas no resto do corpo, ela deixou a menina toda roxa.
- É bom pra ela deixar de ser fresca, – disse Meire – ela só vive pra baixo e para cima, indo e voltando da igreja, cheia de não me toque. Diz que a igreja não permite isso, que a igreja não permite aquilo...
- É por isso que eu, nasci católica – disse Marluci – não vou a missa sempre, pra dizer a verdade, só vou em batizados e quando morre alguém, (um amigo ou parente... ) não nego, já fui em várias religiões, mas só saio da católica, o dia que eu encontrar uma igreja que não peça dinheiro e proíba o sexo.
A gargalhada foi geral.
- Você esta é maluca – reagiu Meire – sexo e dinheiro são as melhores coisas do mundo.
- É por isso que eu estou dizendo, o dia que eu encontrar uma religião que proíba essas duas coisas!
Maria deu de ombros, pois achegara sua vez de ser atendida.